O primeiro equipamento de vending foi feito pelo engenheiro e matemático do primeiro século Heron da Alexandria. Sua máquina aceitou uma moeda e, em seguida, dispensou água benta. Quando a moeda foi depositada, caiu sobre uma panela ligado a uma alavanca. A alavanca de abertura de uma válvula deixou um pouco de fluxo de água para fora. O pan continuou a inclinar com o peso da moeda até que caiu, altura em que um contrapeso estalou a alavanca para cima e desligou a válvula.

As primeiras modernas máquinas foram introduzidas em Londres, Inglaterra, no início dos anos 1880, fornecendo cartões postais.

A primeira máquina de vending nos EUA foi construído em 1888 pela Companhia de Gum Thomas Adams , vendendo chiclete na cidade de Nova York nas plataformas de trem. A idéia de adicionar jogos para estas máquinas como mais um incentivo para comprar veio em 1897. O nascimento de máquinas caça-níqueis e pinball se deu a partir daí.

Em dezembro de 1970, Ussery Indústrias de Dallas, Texas, com a inserção de uma moeda, a máquina disse “obrigado”.

Atualmente as máquinas de venda automática oferecem de tudo, incluindo, charutos, cigarros, cartões postais, selos, refrigerantes em copos,em lata e garrafa, bebidas alcoólicas em lata e garrafa, bilhetes de loteria, colônia, cosméticos, guarda-chuvas, lanches frios e quentes, balas e doces, biscoitos, batatas fritas, frutas frescas, leite, frios, café e outras bebidas quentes, sorvete, pizzas, alimentos de microondas, ovos, ouro, pedras preciosas, livros, jornais, medicamentos, tubos de bicicleta, preservativos, absorventes, iscas para pesca, seguros de vida, carregadores de celular e ipod, vendas de DVD, bilhetes de estacionamento (chamados aqui no Brasil, de Zona Azul), no Japão são vendidos lagostas vivas, carne fresca, saquê, arroz, macarrão instantâneo e vasos de plantas.

Os equipamentos de Vending já aceitam cartões de crédito, compras através de mensagem do celular com um código que recebe pela central e o valor da compra é debitado da sua conta de celular (chamado Vendtxt Vending).

 

Segurança dos equipamentos

Mais modernas as máquinas de venda automática são testadas e projetadas para inibir roubo, com medidas de segurança, resultando em projetos similares aos cofres, ficando mais pesadas. Também para evitar acidentes com os usuários, foram criadas equipamentos de snack contendo sensores a laser perto da porta de acesso na parte inferior. Se um item comprado não passar pelo feixe de laser ao cair, os espirais ligam automaticamente, girando três vezes para garantir que um produto vai cair. Se isso não ocorrer, o cliente pede outro produto ou o dinheiro de volta.

Receba nossas

Novidades

Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?